Quem sou

Sou curadora, jornalista e crítica de arte.

Sou jornalista, crítica e curadora de arte e atuo como ponte entre artistas e o público há mais de 20 anos. Minha experiência profissional inclui trabalhos no Brasil e na Europa, onde me tornei mestre em História da Arte na Europa, Ásia e América pela University of Sussex e doutora em História e Teoria da Arte pela University of the Arts London. Atualmente, resido em Berlim, uma das capitais mais efervescentes em termos culturais do mundo.  

Meu trabalho sempre foi voltado à democratização do acesso da sociedade ao universo das artes visuais. Por isso, entre as minhas habilidades, destaco a capacidade de levar conteúdo especializado sobre esse campo a diferentes públicos, sempre priorizando a qualidade e a clareza das informações. Seja em reportagens, críticas e material de exposições e de editais. No Rio de Janeiro, onde nasci e me graduei em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fui repórter de Cultura do Jornal do Brasil, redação prestigiada que fez história no Brasil. Por dez anos, escrevendo da Europa, fui crítica permanente da revista Studio International. Sou autora do livro “Tuneu”, que mescla biografia e crítica ao tratar dos 50 anos de trajetória do artista plástico Antonio Carlos Rodrigues, o Tuneu, discípulo de Tarsila do Amaral e professor de expoentes da nova geração de artistas no Brasil.  

 

Como curadora, minha missão é dar vida aos projetos dos artistas, levando ao mundo exterior suas obras, sempre respeitando a linha proposta pelo o autor e priorizando o diálogo dessa “grande pintura”, como costumo chamar, com o público. Faz parte da minha lista de projetos o Festival Mais Performance, no Oi Futuro (Rio de Janeiro), em que fui responsável também por colocar em exposição a obra de Peter Weibel, um dos precursores das artes digitais. Outro evento de alcance e que contou com a minha curadoria foi a mostra Códigos Primordiais, também no Oi Futuro, que reuniu pela primeira vez na América Lastina grandes nomes da arte computacional, como Paul Brown, Harold Cohen, Ernest Edmond e Frieder Nake. Incentive a cooperação entre departamentos e promova o encontro de diferentes ideias.

No Center for Art and Media Karlsruhe, o ZKM, na Alemanha, fui pesquisadora, com um trabalho sobre o intercâmbio artístico entre Brasil e países germânicos. Minha atuação ainda abrange mentoria de artistas, em que primo por desenvolver, em especial, sua capacidade de comunicação, dentro da minha busca por facilitar o conhecimento sobre os processos artísticos fora dos ateliês e instituições. 

Reconhecimentos e prêmios

ALßAN Scholarship

O programa Alßan “bolsas de alto nível para a América Latina”; teve como finalidade fortalecer a cooperação entre a União Europeia e a América Latina na área de Ensino Superior.

European Commision

out de 2005

University of the Arts London

É uma premiação internacional de pós-graduação para estrangeiros realizarem pesquisas em universidades do Reino Unido. Considerada uma das mais seletivas e prestigiadas, as bolsas são concedidas com base na excelência acadêmica e no potencial de pesquisa.

UK Higher Education Funding

Out de 2012

German Chancellor Research Fellowship

O objetivo do programa é oferecer oportunidade a jovens líderes de passar um ano na Alemanha explorando novas soluções para os problemas globais de nossos tempos e ampliando suas redes.
Germany Federal Foreign Office

julho de 2015

COMPRE MEU LIVRO

TUNEU – Trajectory é um livro de arte que apresenta a trajetória artística de 50 anos do artista plástico Antonio Carlos Rodrigues, Tuneu, evidenciando as principais fases da sua produção artística, com reprodução das obras mais marcantes.