Festival Mais Performance

Concebi a curadoria e assinei a direção artística do Mais Performance, projeto que promoveu durante um mês no Rio de Janeiro a troca entre artistas e público e que traçou um panorama dessa vertente da arte contemporânea tão explorada na cena brasileira. O festival ocupou todo o Oi Futuro Ipanema entre setembro e outubro de 2016, extrapolando os espaços internos do centro cultural – fachada e até a Praça General Osório foram integradas à intensa programação -, destacando a força da performance no mundo atual.

A seleção das obras e artistas foi resultado de uma década de pesquisas realizadas por mim entre Brasil e Europa. Ao final, o público teve acesso a um retrato da riqueza de abordagens e linguagens no campo da performance. As exibições ressaltaram as convergências características dessa arte, dando a dimensão de toda a sua complexidade e potência. Dança, teatro, cinema e novas tecnologias fazem parte dessas articulações estéticas, em que a expressão poética é utilizada para lidar com questões sociais e políticas. Todos os trabalhos escolhidos por mim são atravessados por temas da contemporaneidade. Durante três dias, o Oi Futuro foi palco de experimentações e performances ao vivo. As apresentações incluíram os artistas brasileiros Arthur Scovino, Debora Santiago, Gabriela Noujaim, Leandro Goddinho, Marcella França, Túlio Pinto e Wellington de Oliveira Jr., a francesa Anne Roquigny e a inglesa Flora Parrott. 

A programação contou com uma exposição de mesmo nome do festival, da qual fizeram parte vídeos, projeções e intervenções, com duração de um mês. O projeto curatorial ainda ganhou peso histórico com a mostra especial dedicada às obras do austríaco Peter Weibel, revolucionário da performance e da arte com novas mídias, que faleceria em 2023. Em “Peter Weibel: The Messenger”; convidei Lucas Valentim e a dupla Anaïs Karenin e Maurin K, jovens performers do Rio de Janeiro, para reviverem, dentro do contexto presente e no lugar onde vivem, performances criadas por Weibel nos anos 1960 em Viena. O Mais Performance foi a única vez em que o público brasileiro teve a chance de visitar a antologia da produção do artista, a partir da coleção pessoal e do ZKM, Centro de Arte e Mídia em Karlsruhe, na Alemanha. O enredo do futuro deixa as pessoas cheias de expectativas e esperanças.

Livro do Festival MAIS PERFORMANCE

Este livro, que integra a coleção Arte e Tecnologia do Oi Futuro, faz parte de uma ampla investigação desenvolvida por nossa instituição acerca da força da performance na arte contemporânea.